O brinquedo promove a evolução da personalidade

"O brinquedo promove a evolução da personalidade
Como avaliar o tipo de brinquedo e psicodiagnóstico da criança e do adolescente"

 

Resumo

Nosso objetivo é abordar os conceitos teóricos e práticos da terapia corporal com crianças e adolescentes, visando concretizar posturas teóricas e condutas práticas em procedimentos terapêuticos.

O psicoterapeuta ou educador pode levar a criança a aprender de que maneira explorar o brinquedo e seu significado no desenvolvimento de sua personalidade. O brinquedo simboliza o corpo e é utilizado como uma interpretação e/ou intervenção no processo psíquico e corporal. Nosso objetivo principal é localizar a tensão corporal da criança através do uso do brinquedo.

 

Introdução

O objetivo da psicoterapia com a criança é refazer a sua matriz de identidade, o que denominamos de “rematrização de identidade”. Isso, para que ela possa reparar situações traumáticas de experiências emocionais dos primeiros momentos de vida.

 

Método

Nossa proposta básica no trabalho psicoterapêutico com crianças e adolescentes refere-se à reconstrução da imagem interna, o que pudemos constatar devido a necessidade de reconstruir a imagem do “brinquedo quebrado”, o qual simboliza o significado de determinado conflito.  Essa reconstrução corresponde a uma fase específica do desenvolvimento do ego, que está bloqueado devido as tensões corporais.

As fases da maturação podem ser divididas em quatro grupos, correspondentes às quatro fases do ciclo de maturação, ou fases do desenvolvimento.

 

Resultados

Em determinada fase do desenvolvimento psíquico ocorrem determinadas ansiedades e verificamos o aparecimento de brinquedos específicos.

Comparando-se os dados das porcentagens dos brinquedos de 1991 até 2013, observa-se que não houve mudanças representativas, fato que indica que a “energia do brinquedo é saudável e que o brinkar é por si só a autorregulação e ‘grounding’ da criança.”

 

CARÁTER ESQUIZOIDE

 

 

CARÁTER ORAL

 

 

CARÁTER PSICOPATA

 

 

CARÁTER HISTÉRICO

 

Conclusão

Sua maior contribuição é constatar e mensurar os brinquedos correspondentes ao tipo de energia bloqueada no desenvolvimento psíquico e corporal da criança. Chegamos à conclusão que “o brinquedo simboliza o corpo da criança e pode ser utilizado como uma interpretação e/ou intervenção, sem interromper seu circuito energético.”

Este trabalho focaliza a tensão corporal da criança através do uso do brinquedo. Identificando o tipo de energia de cada brinquedo, parte do pressuposto que este representa as relações objetais da criança, onde se originam os conflitos.

Como terapeutas, detectaremos as imobilidades que estão presentes nos anéis de tensão através da expressão dessa energia, para que a criança possa readquirir sua capacidade de relaxar e conquistar seu fluxo energético.

Trata-se de um importante trabalho, que contribui para um estudo da profilaxia da neurose.

Constatamos, ainda, que não existe brinquedo certo ou errado para determinada criança, mas podemos afirmar que existem brinquedos necessários para a evolução de determinadas ansiedades, que fazem parte do desenvolvimento da criança. Constatamos, também, que não existem brinquedos perigosos, mas sim maneiras perigosas de brincar.

Nosso objetivo científico é a comparação destas ideias básicas detectadas de acordo com as características do brinquedo, em concordância com a fase da evolução psíquica da criança, para fazer a proposta operativa que propicia ao processo terapêutico, uma evolução mais rápida e precisa.