Nossa proposta básica no trabalho psicoterapêutico com crianças e adolescentes refere-se à reconstrução da imagem interna, o que pudemos constatar devido à necessidade de reconstruir a imagem do "brinquedo quebrado", o qual simboliza o significado de determinado conflito.
Essa reconstrução corresponde a uma fase específica do desenvolvimento do ego, que está bloqueado devido às tensões corporais. Nosso objetivo é reconstruir o fluxo libidinal e o sentimento profundo de ser amado.
Comparando-se os dados das porcentagens dos brinquedos de 1991 até 2013, observa-se que não houve mudanças representativas, fato que indica que a "energia do brinquedo é saudável e que o brinkar é por si só a autorregulação e "grounding" da criança."
Constatamos, ainda, que não existe brinquedo certo ou errado para determinada criança, mas podemos afirmar que existem brinquedos necessários para a evolução de determinadas ansiedades, que fazem parte do desenvolvimento da criança.
Enfim, brinkar significa dar espaço à inquietude inerente a uma identidade, à busca do processo de conquista da mesma, para que a criança encontre a liberdade e a criatividade através do seu "brinquedo construído".
Brasilda Rocha atua principalmente nos seguintes temas: constatar e mensurar os brinquedos correspondentes ao tipo de energia bloqueada no desenvolvimento psíquico e corporal da criança; estudar a profilaxia da neurose, trabalhar a função terapêutica e pedagógica do brinquedo, na prevenção das couraças.
Dedica-se à prática clínica e à pesquisa sistemática da psicoterapia corporal; ao atendimento com crianças e adolescentes, ensinando e formando novos psicoterapeutas, difundindo a teoria e prática desde trabalho em vários estados do Brasil e no Exterior.